O microcimento é um producto cujo resultado final depende da sua aplicação. O microcimento pode ser considerado um material vivo ou nobre tal como a madeira. É necessário portanto dar-lhe um cuidado especial antes e depois da sua aplicação.
A aplicação de microcimento realiza-se em várias fases. Pressupõe-se que se tenham retirado os móveis ou objectos e se tenham limpo os espaços onde se aplicará o microcimento. Para se conseguir uma aplicação duradoura deve-se verificar a resistência das superfícies e deixá-las bem sólidas. Uma vez realizada esta fase, consideraremos que se comece o trabalho de aplicação.
É conveniente dar sempre uma imprimação qualquer que seja o suporte (poroso ou não) para melhorar a trabalhibilidade (velocidade de aplicação da primeira capa)do producto assim como a aderência.
Em pavimentos é recomendável a utilização de malha de fibra de vidro para evitar tensões (dilatações e contracções) dos pavimentos inferiores.
Junto com a malha de fibra de vidro aplica-se o microcimento grosso (mais duro e resistente), com o qual se preenchem pequenas fissuras e juntas dos suportes anteriores.
Uma vez finalizada esta fase, continua-se aplicando 3 ou 4 camadas de microcimento fino, cada uma das quais será lixada uma vez que esteja seca.
Finalmente sela-se o microcimento com o acabamento escolhido.
A manutenção do microcimento é simples. Para limpar-se as superfícies somente se necessita um pano húmido. Recomenda-se o uso de protecções no mobiliário para evitar picar ou riscar o chão.
Para proteger e dar brilho ao microcimento recomenda-se o uso de ceras do mesmo modo que em parquet ou num chão de mármore.